Carpintaria Tradicional

A carpintaria naval sempre foi um tema pouco divulgado, acumulando no decorrer dos tempos um grande prejuízo na sua evolução,atualmente corre o risco de ser efetivamente dizimado, foi apontada como um dom que somente a poucos pertence e sua evolução somente se completa quando um herdeiro toma de seu genitor os conhecimentos gerados em uma vida profissional. Tenho visto varias embarcações sendo construídas com procedimentos que a meu ver poderiam serem antes eficientes se houvesse uma interação maior entre seus praticantes, e que de alguma forma fossem divulgados quebrando os tabus que a rodeiam.

Desta forma, tomei a iniciativa de dispor algumas páginas ilustradas sobre este tema, com procedimentos básicos para construção de embarcações de pequeno e médio porte, desde a elaboração do formato do casco e suas linhas, à construção das formas e modelos, a maneira com que as madeiras devem serem cortadas com precisão, obtendo o melhor aproveitamento do material disponível, obtendo resultados previstos em um projeto pré definido.

São os temas:

O Risco

Como desenvolver um plano de linhas em escala definida a partir de uma maquete meio barco, ampliar ao tamanho natural e montar um plano de formas.

Usar um processo CAD para o plano de formas.

Modelos ou formas

Como extrair de um plano de formas os modelos das peças e cortar com precisão.

Sutamento em cavernas

A maneira correta de cortar cavernas com o ângulo adequado.

As principais estruturas de um casco

Quilhas, Rebordos, Falca, Cintado, Vaus, Convés, Base de motor e outras

O conteúdo é em formato A4 em 90 páginas formatada com digito 10 ricamente ilustrada, com figuras e fotos, exclusivamente para construir qualquer dos projetos deste site.

O valor da apostila é de R$ 95,00

Entre em contato para encomendar sua apostila. use o menu acima.


 

Comentários   

0 #1 Jaime Roberto Muller 27-05-2017 14:39
Bom Dia! Estou iniciando meus estudos e pesquisas sobre construcao de Barcos em especial a Carpintaria Naval.
Informacoes e dicas sao bem vindas; tipos de colas pra madeira e sua aplicacao ...
Obrigado pela atencao
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar