Modelismo

Cavername

Este hobby é simplesmente fantástico, tem a propriedade de nos mostrar com perfeição como um barco seja de que tamanho for pode ser montado e de quantas maneiras ele pode ser feito com um custo praticamente zero em materiais.

Iniciei meus modelos aproveitando madeiras que de certa forma foi usada de algum modo e posteriormente descartado, são estas madeiras envelhecidas naturalmente que tornam um material de ótima qualidade elas sofreram uma cura natural e são perfeitamente estáveis proporcionando um manuseio melhor para cortes e acabamentos, o que com madeira nova não é obtido, o cedro rosa ou vermelho que atualmente esta extinto no mercado pode ser encontrado em peças de móveis antigos,e literalmente descartados. Você pode fazer um modelo pequeno

Essa madeira é simplesmente a de melhor qualidade para este tipo de serviço, seco com um bom comportamento em cortes se consegue um ótimo acabamento nas peças o que não foi possível conseguir em madeiras novas.

Alguns de meus trabalhos feitos com madeiras sem uso, mesmo após um tratamento de desidratação, sofreram empenos e mudaram sua textura após algum tempo. Outras madeiras tal como marfim, freijó, imbuia e similares também podem ser aproveitadas.

O meu trabalho é feito com ferramentas simples de uso geral, não há nada de sofisticado e de alto custo algumas adaptações em um equipamento pode ser perfeitamente viável trazendo bons resultados.

Galeão

É difícil de dizer como, somente praticando seria possível ter um conhecimento, podemos imaginar como é difícil cortar uma pequena peça com uma serra tico tico elétrica, não se consegue firmá-la, mas podemos também parafusar em uma pequena placa de madeira compensada em sua mesa, prendê-la em uma morsa de cabeça para baixo e cortar as pequenas peças sobre esta mesa improvisada é um bom começo, no futuro com um bom aproveitamento certamente uma serra de fita de pequeno porte poderá substituir este improviso.

Os modelos que tenho neste site foram desenvolvidos tomando como princípio o mesmo procedimento para se construir um barco de escala natural e de grande porte, o que muito fiz no tempo em que havia a madeira com fartura, derrubavam muitas florestas para plantar café, cana e criar boi, nos só aproveitávamos o que iam jogar fora ou queimar para terem o terreno limpo.

Estes modelos são feitos em uma base firme de forma emborcado dando ao modelista uma perfeita segurança ao nausear o trabalho sem o risco de danificar o que já está feito, obtendo firmeza para prender peças podendo colar, serrar, parafusar e até pregar com relativa segurança, o processo de construção estão ilustrados em textos, gravuras e fotos onde com algum tempo pode-se adaptar e conseguir um bom resultado.

O mais importante para começar é ter os planos do casco de forma legível e rigorosamente dimensionado na escala desejada.