Processo de Construção

A primeira lição sobre como construir um barco é saber que há vários métodos para construir, não há um processo padrão.

Podemos construir um barco seja ele de aço, alumínio, plástico e até mesmo de madeira se assim preferir, cada construtor tem uma técnica específica, associada a algum método e dependendo do seu conhecimento e cultura aplica em seus trabalhos, obviamente que com o tempo e com uma ferramenta de melhor desempenho e o aparecimento de novos materiais seu trabalho também evolui.

O processo construtivo para os modelos aqui apresentados é peculiar, foi desenvolvido baseado no processo tradicional para construção de barcos. Consiste em obtermos uma quilha, peça longitudinal onde nela aplicaremos cavernas transversais.

Como toda obra a ser executada é necessário saber de antemão qual seu tamanho final, e no caso de um barco necessitamos não só de seu tamanho mas também de seu formato, um barco tem uma forma apropriada que facilita sua navegação, é a sua hidrodinâmica.

Esse formato é definido em um plano de linhas onde podemos prever a sua forma e seu tamanho. Há outras razões para a elaboração do plano de linhas, mas não discutiremos isto neste processo.

O plano de linhas é a peça necessária na construção de um barco, a princípio é montado em três vistas, formado uma visão tridimensional do corpo, são elas, Perfil é a vista lateral, Horizontal ou Planta para quem cima olha, e a vista Transversal que representa a visão frontal onde teremos os cortes transversais ou seções em verdadeira forma, não confunda seção transversal com caverna, a seção transversal é um corte representando a posição de onde ele ocorreu, cavernas são peças estruturais e a princípio não são representadas em um plano de linhas. Há casos em que as cavernas coincidem com as seções é uma rotina muito usada para embarcações miúdas.

Usaremos então como base um plano de linhas e a partir dele conseguiremos todas as peças para a construção dos modelos e como tema para este processo construiremos uma embarcação típica do nosso litoral construída nos anos 50, o nome dele é Jangadeiro.

Os desenhos deste modelo você poderá baixar gratuitamente, basta clicar em Planos no menu lateral desta página, eles estão em arquivos próprios para serem impressos em uma plotadora, na impressora local não há tamanho de papel adequado para a escala em que foram configurados.

É uma embarcação pesqueira com 24 metros de comprimento construída em madeira, hoje já extinta.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar