Ao construtor amador

Há vários processos em que podemos fazer uma embarcação. Não há um processo melhor ou pior, há sim construtores com preferências especificas dadas por sua cultura ou sua região. O melhor processo é aquele que é bem feito, traduz uma não de obra de qualidade.

A madeira hoje é limitada e não podemos contar com grandes peças de madeira maciça, podemos sim usar o epóxi como adesivo e conseguir ótimos resultados.

A composição de materiais como madeira e fibra de vidro é uma alternativa inteligente para bons trabalhos, quando usamos resina epóxi como adesivo, outrora o custo altíssimo inviabilizava essa alternativa, hoje é muito comum usá-la como adesivo, e podemos revestir com camadas de fibras de vidro que além de um ótimo reforço aumenta consideravelmente a vida útil da estrutura.

Barcos que outrora eram feitos com tábuas no costado e acabavam com um calafeto de algodão entre as tábuas (costura) para sua impermeabilização hoje podemos usar ripas ou "strips" em sua forração, desta forma não há mais necessidade de fasquiar, ou modelar tábua por tábua , diga-se passagem é um processo extremamente trabalhoso.

Os strips são cortados em linha com uma largura e espessura adequada sem a necessidade de grande esforços podem ser dobrados e adaptados a qualquer superfície curva. Posteriormente podem ser perfeitamente revestidos com fira de vidro basta massear entre as tábuas com massa epóxi e efetuar o laminado em fibra (fibrar). O costado estará pronto e impermeabilizado após ao revestimento.

O uso de madeira compensada é uma excelente alternativa para um trabalho rápido o grande problema é encontrar compensado com qualidade para uso maritimo.

Os projetos neste site estão disponíveis em cinco categorias, Gratuitos, Pesqueiros, Veleiros, Trawlers, Escunas e Outros (veja menu acima), mas se destes projetos não atende sua preferência podemos criar um projeto exclusivo à sua necessidade. Basta uma foto ou croquis.